3 fatos importantes sobre gravidez de gêmeos

gravidez de gemeos

A atriz Isabella Scherer é filha do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa. Foi vencedora do MasterChef Brasil em 2021. Em abril deste ano, anunciou sua gravidez de gêmeos. Neste texto, você verá 4 dicas importantes, caso esteja à espera de mais de um filho simultaneamente.

Primeiro, vamos lembrar que há duas formas de gravidez de gêmeos. Em uma delas, eles são idênticos. Têm o mesmo sexo e as mesmas características físicas. Isso acontece quando um único óvulo fecundado se divide em dois ou mais.

A outra, mais comum, é a gestação de gêmeos não idênticos. É quando há fecundação de mais de um óvulo. Daí, os filhos podem não ser do mesmo sexo, nem ter a mesma aparência.

Nem sempre vem de família

Talvez alguém lhe pergunte se você já tem gêmeos na família. Mas saiba que isso não é necessário para uma gravidez de gêmeos. Apenas observe isso se forem não idênticos. Nesse caso, pode ser que sua mãe e outras mulheres da sua família tenham essa tendência.

Vale destacar que há outros fatores que aumentam a chance de gravidez múltipla. Entre eles, a obesidade e a idade avançada. Uma mulher com mais de 35 anos tem mais chance de liberar mais de um óvulo de uma vez.

Cada um pode aparecer em um dia

É isso mesmo. Uma mulher pode ficar grávida de vários fetos, cada um em um dia.

O que acontece? Antes de tudo, vejamos o que é o período fértil. A produção de óvulos ocorre na metade do ciclo menstrual. Ou seja, em geral 14 dias antes da próxima menstruação. Os últimos dias antes e os primeiros depois disso são o período fértil, com maior chance de gravidez. É difícil, mas é possível que haja mais de uma fecundação em um desses períodos.

O tempo limite ideal na barriga

Em geral, uma gravidez de gêmeos não passa de 39 semanas. É um tempo um pouco menor que o máximo de uma gravidez simples: 42 semanas. Porém, o ideal em qualquer gestação é fazer o parto a partir da 38ª semana (8º mês).

Não deixe de procurar o obstetra para tirar suas dúvidas. Conte com o HMAM!

Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, Meu Parto, Revista Crescer, Complexo Hospitalar de Niterói, Tua Saúde

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo