A batalha silenciosa: a luta diária contra a endometriose

Você tem conhecimento sobre o que é endometriose?

Trata-se de uma disfunção no organismo onde as células dos tecidos que revestem o útero (endométrio) sofrem uma alteração, fazendo com que, ao invés de serem eliminadas na menstruação, se movimentem na direção contrária e se alojem nos ovários ou em outras cavidades abdominais, se multiplicando e causando sangramento.

O endométrio é uma mucosa que cobre a parede interna do útero, sendo um local sensível às variações do ciclo menstrual, onde um óvulo fertilizado se fixa. Caso a fertilização não ocorra, o endométrio é eliminado durante a menstruação.

Há também a endometriose profunda, cujas causas os médicos ainda não conhecem completamente. Uma das teorias é que uma parte do sangue retroceda pelas trompas uterinas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra possibilidade é que a origem seja genética e esteja ligada a possíveis deficiências no sistema imunológico.

Sintomas

Uma curiosidade da endometriose é que ela pode ser assintomática, mas nos primeiros sinais apresentados, é necessário procurar um médico. Os principais sintomas são:

• Cólica Menstrual conforme a evolução da doença aumenta a intensidade das cólicas e pode acabar impossibilitando as mulheres de exercerem a sua rotina;

• Dispareunia são dores que aparecem durante as relações sexuais;

• Dores durante a menstruação como sangramentos urinários e intestinais;

• Infertilidade.

Diagnóstico

A avaliação é realizada por meio da consulta ginecológica e pode ser validada por meio de exames laboratoriais e de imagem. Nas análises de imagem, é possível identificar lesões por meio de laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, cujos níveis se elevam em estágios mais avançados da doença. No entanto, o diagnóstico definitivo depende da realização de uma biópsia.

Tratamento

Por ser uma doença crônica que regride conforme a chegada da menopausa, causado pela baixa na produção de hormônios e o fim da menstruação. Mas as mulheres mais jovens que sofrem com este problema, podem recorrer a medicamentos que suspendam a menstruação.

As lesões maiores, causadas pela endometriose, são geralmente retiradas por meio cirúrgico, em alguns casos de mulheres que desejam ter filhos, e já realizaram esse sonho, podem optar pela remoção dos ovários e do útero como uma alternativa para o tratamento.

A saúde da mulher é prioridade no hospital Maternidade Alto Maracanã! Não deixe de cuidar da sua saúde, marque uma consulta agora mesmo pelos telefones (41) 3675-5500 e (41) 3675-5518.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo