Gestação em movimento: como se exercitar de forma segura durante a gravidez

Quando uma mulher descobre que está grávida, é comum surgirem várias perguntas sobre temas relacionados à gravidez. Uma questão frequente diz respeito à prática de exercícios físicos e como eles podem contribuir durante a gestação.

Muitas mulheres não têm o costume de se exercitar antes de engravidar, ou então praticam atividades físicas de forma leve, sem intensidade, como, por exemplo, uma corrida. Quando a gravidez chega, algumas situações podem impossibilitar a prática de exercícios, tais como ter doenças preexistentes, como problemas cardíacos ou pulmonares.

Durante toda a gravidez, é possível praticar atividades físicas conhecidas como cinesioterapia, ou seja, exercícios com propósitos terapêuticos. O principal objetivo consiste em identificar quais exercícios são mais adequados para as gestantes. Essas atividades ajudam a reduzir dores e desconfortos comuns durante esse período, como as dores lombares, as lombalgias que afetam muitas vezes os membros inferiores, e as dores na coluna cervical, conhecidas como cervicalgias.

Os incômodos nos membros inferiores, especialmente no pé, tornozelo, panturrilha e joelho, ocorrem devido à sobrecarga progressiva do peso. Os desconfortos circulatórios nas pernas, como cãibras, dores musculares e inchaços, também são bastante frequentes, sendo possível aliviar consideravelmente por meio da prática de exercícios. As dores de cabeça, as enxaquecas, que também são comuns em pessoas com pernas cansadas, podem ser tratadas pela redução da tensão na região da coluna cervical, pescoço e cabeça.

Segundo o fisioterapeuta do Hospital Maternidade Alto Maracanã, Enio Funchal, “É importante salientar a necessidade de que essas mulheres grávidas sejam muito bem orientadas, acompanhadas por um profissional especializado, no caso, o fisioterapeuta, onde mostre que não podem fazer qualquer atividade. A atividade feita errada prejudica, em vez de trazer aspectos positivos.”

Agende uma consulta com nossos especialistas e tenha todo o suporte necessário. Ligue para (41) 3675-5500 ou (41) 3675-5518.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo