Sobre nós

HMAM

Somos referência no atendimento às gestantes

O Hospital Maternidade Alto Maracanã é referência em Colombo e Bocaiúva do Sul e está estruturado para atendimentos voltados para saúde da gestante e seu bebê. O espaço é equipado e estruturado para atender as famílias em uma área total de 2.250 m². Em 2020 a unidade contou com a participação e o atendimento de 159 funcionários, 40 médicos e 11 médicos residentes. Todo o processo de acolhimento do HMAM é pautado no processo de humanização, centrado na acolhida e no respeito à vida humana na sua individualidade.

Modelo de Gestão

Parceria com o Município

O Hospital Maternidade Alto Maracanã foi inaugurado em 30 de novembro de 2002, possui convênio de cooperação técnico-financeiro entre Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e a Prefeitura Municipal de Colombo/PR, atende gestantes do SUS, de operadoras de saúde e particulares. Realiza em média 180 partos por mês, sendo a única maternidade do município de Colombo (que possui em média 250 mil habitantes, sendo o 8º maior Município do Paraná). A Maternidade possui o título de Hospital Amigo da Criança desde 2009, sendo recertificado em 2018. Essa certificação é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e Ministério da Saúde com o intuito de reduzir a mortalidade materno-infantil. É campo de estágio para alunos dos cursos de graduação e pós- -graduação da PUC/PR e Universidade Positivo.
0
0
Profissionais Especializados
0
Leitos
0
Partos Realizados em 2020

Entre em contato

Tem alguma pergunta? Estamos à disposição para responder quaisquer dúvidas!

HMAM

Enfrentando A Pandemia Da Covid-19

O Hospital Maternidade Alto Maracanã redefiniu seu fluxo de atendimento e realizou algumas adequações na estrutura física para prestar assistência segura a seus pacientes. Na recepção da Maternidade o controlador de acesso permanece 24h controlando a entrada das gestantes, acompanhantes e colaboradores, aferindo temperatura e garantindo a utilização de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel 70%. Na recepção assegura-se o distanciamento mínimo recomendado, através da instalação de acrílico no balcão de atendimento e da demarcação das cadeiras na sala de espera. Todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes são orientados a utilizar máscaras durante a permanência nas dependências do Hospital. O atendimento aos pacientes e recém-nascidos com sintomas gripais (tosse, febre, dificuldade respiratória e/ ou dor de garganta), conforme Nota de Orientação nº 9/2020 COVID/COE - Linha de Cuidado Materno Infantil, atualizada em 28/04/20, é realizado através do acesso externo à sala de atendimento do Pronto Atendimento. Havendo necessidade de observação ou internação deste paciente, o mesmo é encaminhado para a sala de isolamento devidamente identificada e equipada com cilindros de O2, berço aquecido, ventilador pulmonar e kit de EPI’s para uso da equipe, até que a transferência para a Unidade de referência seja liberada pela Central de Leitos.

Aprimoramento No Serviço De Enfermagem

Realizando todo o cuidado assistencial antes, durante e depois do trabalho de parto

IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM

Essa comissão tem função educativa, consultiva e de averiguação do exercício ético-profissional

No dia 05 de agosto, foi realizado a cerimônia on-line de posse da sua primeira Comissão de Ética de Enfermagem no HMAM. Esta comissão tem função educativa, consultiva e de averiguação do exercício ético-profissional nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa no campo da enfermagem. É composta por cinco membros efetivos e cinco suplentes, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, com a duração de três anos.

Sistematização da Assistência de Enfermagem

O principal objetivo dessa ferramenta é a melhoria na gestão, na humanização do atendimento e na padronização da assistência

Em maio de 2020 foi implantada a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), cujo principal objetivo dessa ferramenta é a melhoria na gestão, na humanização do atendimento e na padronização da assistência. A implantação da SAE no HMAM, foi direcionada pela gestão assistencial corporativa, que busca a padronização da assistência de enfermagem em todas as unidades administradas pela ISCMC. Um dos benefícios da implantação da SAE é o auxílio ao profissional de enfermagem para o aumento de organização quanto ao método, equipe e instrumentos, tornando o processo operacional de enfermagem possível e aumentando a segurança das pacientes e também dos profissionais da maternidade.

Promoção do Aleitamento Materno

Trabalhamos o fortalecimento do Aleitamento Materno, investindo na divulgação, orientação e conscientização para a importância deste tema

No ano de 2020 o HMAM trabalhou o fortalecimento do Aleitamento Materno, investindo na divulgação, orientação e conscientização para a importância deste tema. Elaboramos materiais de apoio para tratar do tema, que foi amplamente divulgado pela equipe assistencial através de vídeos orientativos, folders e banner, instalados no alojamento conjunto e recepções.

Novas Acomodações

Investimos em reformas em nossas acomodações para proporcionar aos nossos pacientes e seus acompanhantes maior conforto durante a estadia

No ano de 2020 a Maternidade investiu na reforma de suas acomodações e substituição de mobiliários, para proporcionar a seus pacientes e acompanhantes maior conforto durante a estadia. Todas as nossas acomodações funcionam em regime de alojamento conjunto, dispomos de apartamentos individuais com amplo espaço, sofá cama e TV.

DOAÇÕES

ficamos imensamente gratos ao doador por esta ação tão especial

Nos meses de outubro e dezembro/20, rebemos doações de grande importância para o processo de melhoria que a Instituição vem passando, recebemos doação de 02 focos cirúrgicos com 02 cúpulas de LED e 02 oxímetros de pulso. Esses equipamentos são fundamentais para garantir a segurança durante os procedimentos cirúrgicos e a assistência do recém-nascido, ficamos imensamente gratos ao doador por esta ação tão especial.

REFORMA DAS SALAS CIRÚRGICAS

Podemos nos orgulhar do trabalho de revitalização da estrutura física

Nosso Centro Obstétrico está sendo revitalizado. Em 2020 concluímos a reforma da sala Cirúrgica. Foram instalados novos painéis de saída de gases, focos cirúrgicos de LED e aparelho de ar-condicionado, além da pintura da sala e da instalação de novos bate macas. Podemos nos orgulhar do trabalho de revitalização da estrutura física que vem sendo realizado, pois essas melhorias certamente trarão maior segurança e satisfação aos pacientes e equipe multiprofissional.

Não confie apenas em nossa palavra

Aqui estão alguns depoimentos de nossos pacientes

5/5

Convênios

Participar apoiando a saúde pública é um gesto de amor ao próximo.

Você também pode fazer parte dessa rede do bem!

Conheça e siga nossos perfis nas Redes Sociais

Acompanhe nosso trabalho e fale conosco