Sangue ou farmácia: qual teste de gravidez fazer?

Se uma mulher quer saber se está grávida, pode fazer dois testes confiáveis. Um deles é o teste de gravidez vendido em farmácias. O outro é o exame de sangue. Vejamos as diferenças entre cada um e qual a opção mais segura.

Teste de farmácia

É um aparelho ou tira de papel que mede o nível do hormônio beta hCG, produzido apenas durante a gravidez. Tem uma ponta absorvente que a mulher deve mergulhar em uma amostra da sua urina. Depois, pode conferir o resultado.

Se der positivo, aparecerão duas pequenas riscas, um sinal de mais (+) ou a mensagem “Grávida”. Em caso negativo, o teste mostrará uma única risca ou a mensagem “Não grávida”.

Exame de sangue

É um teste de laboratório. Tem também a finalidade de medir o nível do beta hCG, mas usa o sangue, em vez da urina.

O indicador do resultado é a quantidade de hormônio por mililitro de sangue. Se forem menos de 5 mIU/mL (5 milésimos da unidade internacional por mililitro), o teste dá negativo. Mais de 5 mIU/mL indicam resultado positivo.

Diferenças entre os testes

A primeira diferença está em quando fazer cada exame. O teste de farmácia é recomendável a partir do 1º dia depois do atraso menstrual. Já o exame de sangue pode ser feito 12 dias depois do período com mais chances de gravidez.

Observe que o teste de farmácia é menos sensível. Se ele der negativo, não significa que se pode descartar a hipótese de uma gravidez. O nível de hormônio na urina aumenta a cada dia, e pode ser difícil identificá-lo.

Logo, é possível que o teste dê negativo, mas apareçam sintomas de gravidez assim mesmo. Por exemplo, pele mais oleosa. A dica é não fazer o teste muito cedo e repeti-lo depois de 3 a 5 dias.

E, para ter certeza, o ideal é fazer o exame de sangue. Por meio dele, pode-se encontrar níveis menores de hormônio que poderiam passar despercebidos no exame de urina.

Depois do resultado

Se o teste deu negativo, veja se sua menstruação voltará ao tempo normal. Caso contrário, repita o teste. Se der negativo de novo, significa que não há gravidez. Procure investigar as causas do atraso menstrual.

Mas se o resultado for positivo, isso indica que você está grávida. Então, é importante começar o acompanhamento pré-natal. Vale ainda destacar que é possível saber quantas semanas já tem sua gestação, por meio do nível de hormônio.

Seja qual for o resultado do seu teste, pode contar com o HMAM. Estamos aqui para ajudar!

Ligue (41) 3675-5500 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.

Fontes de referência: Tua Saúde (1) (2), MD.Saúde, Laboratório Exame, Complexo Hospitalar de Niterói

Sobre o autor

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo