Endometriose: 7 sintomas para não ignorar

A endometriose, doença da qual já tratamos neste blog, ganhou as notícias no mundo dos artistas. A cantora Anitta teve de passar por uma cirurgia para tratá-la. Vamos então ver mais sobre os sintomas dessa doença, com 7 deles para se ficar de olho.

Primeiro, vamos lembrar o que é endometriose. É quando partes do tecido que reveste o interior do útero grudam em partes próximas do corpo. Entre elas, tubas uterinas, bexiga e intestinos. E, agora sim, vamos aos sintomas.

1) Dor de barriga

Se aparecerem cólicas menstruais e a barriga não parar de doer, mesmo com remédios, pode ser endometriose. É possível que essas dores tenham início alguns dias antes da menstruação e se arrastem por muitos dias.

2) Sai sangue demais

Outro sinal de endometriose ligado à menstruação é quando sai mais sangue que o normal. Pode ser preciso trocar o absorvente mais vezes durante o dia.

3) Menstruação muito longa

A duração ideal da menstruação é até 6 dias. Se passar disso, pode ser sinal de endometriose. Quando se tem a doença, pode-se continuar menstruando por mais de uma semana.

4) Dor na relação sexual

A doença pode causar dores durante a relação sexual. No início, essas dores acontecem pouco antes da menstruação. Porém, em casos avançados, o sexo dói o tempo todo.

5) Até ir ao banheiro dói

Um dos órgãos nos quais o tecido do útero pode se instalar são os intestinos. Quando isso acontece, até uma simples ida ao banheiro pode ser dolorosa. Os sintomas variam de paciente para paciente, mas pode haver enjoo, diarreia, cólicas e outras dores intestinais.

6) Enjoo e cansaço

Uma mulher em sua pior crise de TPM provavelmente sentirá enjoo, dores e cansaço. Na endometriose, esses sintomas são 100 vezes maiores, em especial durante a menstruação.

7) É difícil engravidar

Segundo dados da Fundação de Endometriose da América, de 30 a 40% das mulheres com a doença têm problemas para engravidar. Lembre-se que um dos órgãos atingidos são as tubas uterinas. E é por meio delas que o óvulo chega ao útero, tornando possível a gestação.

Além disso, a endometriose traz mudanças nos hormônios e nas defesas do corpo. Isso também pode tornar difícil ter filhos.

Se está com algum desses sintomas, procure o ginecologista. Conte com o HMAM!

Ligue (41) 3675-5500 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.

Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, EndoPelvic, Tua Saúde, Laboratório Oswaldo Cruz

Sobre o autor

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo