Você sabe o que é gastroenterite? É uma inflamação que atinge o estômago e o intestino grosso. Entre os sintomas, estão enjoo, vômito, diarreia e cólicas na barriga.
As crianças são quem a doença mais atinge. Segundo a OMS e o Unicef, a cada ano, quase 2 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem de diarreia.
As causas
Na maioria dos casos, a doença tem origem em vírus, mas há casos de infecção por bactérias e outros parasitas. Pode-se pegá-la por meio de alimentos, objetos ou pessoas contaminadas. É por causa dos alimentos estragados que a gastroenterite é mais comum em crianças.
Tratamento e prevenção
Com os principais sintomas da gastroenterite, como vômito e diarreia, podem deixar a pessoa desidratada. Por isso, é importante que o tratamento seja o mais rápido possível.
É comum que não seja preciso consultar um médico para se tratar. A doença costuma se curar sozinha em cerca de 10 dias. Para isso, basta ficar em repouso e bem hidratado. Porém, se a causa for uma bactéria ou outro parasita, podem ser necessários remédios para combater esses agentes.
Os alimentos para o doente devem ser leves e de fácil digestão. Nada de frituras ou café. Também é preciso fugir de alimentos ricos em fibras, para não piorar a diarreia.
Mas é bom reforçar: é melhor prevenir do que remediar. Lave as mãos antes de comer, de cozinhar ou depois de usar o banheiro. Evite compartilhar talheres e outros objetos com pessoas doentes. Mantenha sua casa sempre limpa. Não coma carne ou peixe cru, e lave bem seus vegetais antes de comê-los.
E, claro, não deixe de cuidar de suas crianças. Amamentar o bebê ajuda bastante. Se for uma criança mais velha, deve seguir as dicas do médico para hidratação e alimentação. E sempre cuidar da comida que já tem em casa.
Fontes de referência: Drauzio Varella, Rede D’Or São Luiz, Tua Saúde, Manuais MSD