É normal ter problema de memória na gravidez?

Como sabemos, a espera de um filho traz às mulheres uma série de mudanças físicas e emocionais. Mas será que é comum que apareçam problemas de memória na gravidez? O que pode estar ligado a isso?

O que é o “cérebro de mãe”

Desde a gestação ao início da vida do filho, a gestante sofre falhas na memória, cognição e concentração. A ciência tem um nome para isso: “cérebro de mãe”, ou “mommy brain” em inglês.

E como é isso exatamente? Segundo pesquisas, há mudanças no cérebro da mulher com a finalidade de adaptá-la ao período de gravidez. Assim, sentimentos, emoções, pensamentos e comportamentos já não são os mesmos.

Um dos primeiros sinais são as falhas na memória. A futura mãe torna-se capaz de se esquecer até mesmo de coisas corriqueiras.

Mas não é só isso. Fica comum não cuidar bem de si mesma, da casa, do dinheiro e do relacionamento. O cérebro faz tudo isso para que a mulher priorize o cuidado com o futuro filho.

Não trate como um problema

É normal que as falhas de memória na gravidez atrapalhem o desempenho no estudo ou trabalho. Mas, como vimos, elas têm um propósito. Por isso, de forma geral, não se deve encará-las como um mal. Elas são, na verdade, uma forma de aprimorar as funções maternais. Graças a elas, é mais fácil saber quando o bebê precisa mamar, entre outras demandas.

Entrar em desespero com as alterações pode gerar ansiedade e depressão. Logo, a dica é encará-las com bom humor. Por exemplo, se por acaso deixar um objeto em um local incomum, como o celular na geladeira, conte isso rindo.

As mudanças passam?

Conforme o filho vai crescendo, a mãe passa a ter novos focos em sua vida, e o foco na maternidade vai se amenizando. Porém, é possível que as alterações cerebrais durem mais alguns anos.

Em caso de dúvida, procure ajuda profissional. Conte com o HMAM!

Venha nos visitar. Marque sua consulta, ligando (41) 3675-5500, ou entrando em nosso site e clicando em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.

Fontes de referência: VivaBem, Vitat, BBC News Brasil

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo