

O sangramento uterino anormal (SUA) é uma das queixas mais comuns de mulheres em consultas médicas. É o que conta o ginecologista e obstetra Dr. Sheldon Botogoski, em mais um episódio do Fala, Doutor.
Como explica o médico, o sangramento normal é o da menstruação, que indica o fim do ciclo reprodutivo de um mês. Se a mulher sangra em qualquer outro caso, ou se a menstruação é maior que o normal, ocorre o sangramento uterino anormal. Essa perda excessiva de sangue produz fraqueza, afetando tanto a vida sexual da paciente quanto a profissional. Atinge principalmente mulheres em idade reprodutiva (15 a 44 anos).
No padrão típico, alguns sinais e sintomas do SUA são:
São muitas as causas possíveis do sangramento uterino anormal e todas elas podem ter um diagnóstico. Algumas delas estão ligadas à gravidez. Outras são doenças na estrutura do útero.
Uma dessas doenças são os pólipos uterinos. É um crescimento excessivo das células da parede do útero. Formam-se pequenas bolinhas que crescem para dentro do útero, causando o sangramento.
Merece destaque também a adenomiose, um tipo de endometriose. É outra doença que atinge a parede do útero, fazendo o músculo crescer demais no local. Coisa parecida acontece com os miomas uterinos, tumores formados por tecido muscular.
Há ainda o câncer de colo do útero. Também chamado câncer cervical, é quando células da parte de baixo do útero crescem de forma desordenada.
Para o diagnóstico, como explica o Dr. Sheldon, o médico deve conhecer bem o histórico clínico da paciente. Depois, faz o exame físico, que inclui o teste ginecológico, com toques na barriga e nos órgãos genitais. O profissional ainda pode encomendar exames complementares, para verificar se a mulher tem anemia ou descartar uma possível gravidez.
Nosso médico conta que o tratamento começa com remédios, como os hormonais e anti-inflamatórios. Em casos mais graves, diz ele, pode ser preciso uma cirurgia de pequeno porte.
Sente que algo não está normal no seu padrão menstrual? Ou está sangrando sem estar menstruando? Não tenha dúvida: procure o médico. Não deixe de buscá-lo também para fazer seus exames de rotina e manter sua saúde em dia.
Conte com o HMAM! Ligue (41) 3675-5500/(41) 3675-5518 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.
Fontes de referência: Biblioteca Virtual em Saúde (1) (2), Sanar, Tua Saúde, Beneficência Portuguesa de São Paulo, VivaBem