Qual a origem do “desejo” nas grávidas?

É possível que você conheça uma história de uma mulher que estava esperando um filho e teve vontade de comer algo incomum. Não se assuste: essa é uma condição normal. É o famoso “desejo” das grávidas. Mas por que ele acontece?

Como é?

Uma mulher grávida pode ter uma vontade maluca, incontrolável, de consumir certos alimentos. Pode ser uma textura ou sabor em especial, ou até uma mistura de alimentos que não costumam estar juntos. Ter vontade de comer fora do horário normal é outra característica dessa condição. Há até mesmo casos de mulheres que têm vontade de comer o que não é alimento, como carvão, terra ou giz.

Como exemplos de desejos comuns em grávidas, temos:

  • frutas cítricas e azedas, como laranja e limão;
  • derivados do leite, como iogurte e queijo;
  • alimentos quentes ou picantes, como pimentas;
  • sobremesas doces e muito açucaradas;
  • salgados;
  • alimentos gelados, como sorvetes.

Por que acontece?

Uma das explicações para o desejo das grávidas são as mudanças hormonais que ocorrem nessa fase. Essas alterações afetam a percepção dos sabores e aromas dos alimentos. Assim, aumentam o apetite por alguns alimentos e a vontade de evitar outros.

Outro possível motivo é a falta de alguns nutrientes. Por exemplo, comer carne ou chocolate para compensar a deficiência de ferro, ou azeitonas salgadas para aumentar a ingestão de sódio. Vale destacar, essa é a razão pela qual pode aparecer o desejo de comer o que não é comestível. Um exemplo é querer comer um tijolo, como sinal de falta de ferro.

A mulher pode ainda ter o objetivo de aliviar os desconfortos típicos da gestação. Assim, procura alimentos que aliviam o cansaço, o enjoo e os ataques de vômito.

O que fazer?

Primeiro, é importante considerar os riscos que certos alimentos trazem para o futuro bebê. Opções equilibradas garantem que ele se desenvolva da melhor forma possível.

Logo, se estiver com vontade de comer ou beber algo açucarado ou gorduroso, procure alternativas mais leves. Troque uma caixa de bombons por um pacote de frutas secas, ou um bolo de chocolate por uma torrada integral com geleia.

Se seu desejo irresistível for de comer o que não é alimento, procure um médico. Isso é sinal de uma deficiência nutricional muito grave.

E, se tiver alguma dúvida, fale com seu obstetra. Conte com o HMAM!

Marque sua consulta. Ligue (41) 3675-5500, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.

Fontes de referência: VivaBem, Danone Nutricia, Tua Saúde, Tenda Atacado

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo