Pílula anticoncepcional: qual o jeito certo de tomar?

Segundo pesquisa de 2006, a pílula anticoncepcional é o método mais usado no Brasil para evitar uma gravidez. Ela contém hormônios que impedem a produção dos óvulos, em geral estrogênio e prgoesterona. Vamos ver algumas dicas para você tomar a sua sem medo de errar.

Não use qualquer uma

As pílulas não são todas iguais, nem as pacientes. Algumas têm os dois hormônios em nível igual, outras em níveis diferentes, e outras só têm um hormônio. Logo, a pílula que sua mãe ou amiga usa pode não ser a ideal para você. A dica é conversar com seu ginecologista sobre o seu caso em especial. Assim, o médico verá qual a melhor pílula a se usar.

Observe o tempo

A maioria das cartelas encontradas no mercado contém 21 pílulas. Logo, a menina deve tomar uma pílula anticoncepcional por dia durante 21 dias, começando no primeiro dia da menstruação. Depois disso, pode fazer uma pausa de 1 semana, ou de 3 ou 4 dias, e iniciar outra cartela.

Outros tipos de pílula têm outras formas de uso. No caso da minipílula, que só tem progesterona, o ideal é tomar sem pausas. Fale com seu médico sobre qual é o melhor tempo para o seu caso.

Outras vantagens

A pílula não serve apenas para evitar uma gestação. Ela traz várias outras vantagens. Vejamos quais são:

  • Controlam o ciclo menstrual: muitas mulheres têm um ciclo menstrual irregular. Isso é comum, por exemplo, nas adolescentes que estão menstruando há poucos anos. Daí, podem vir fatos desagradáveis, como manchas nas roupas e lençóis. A pílula ajuda a evitar o sangramento. E vale lembrar, para pílulas que podem ter pausa, a menstruação vem durante essa pausa. Assim, é mais fácil saber quando o sangue sairá.
  • Diminuem cólicas e sangramento: as cólicas menstruais, quando muito fortes, chegam a prejudicar a vida da mulher. As pílulas aliviam essas dores de barriga que vêm e vão. Além disso, evitam o excesso de sangramento que pode haver em alguns casos.
  • Melhoram pele e cabelos: pode parecer estranho, mas mulheres produzem um certo nível de hormônio masculino. Algumas pílulas contêm um hormônio que bloqueia a ação dessa substância. Como resultado, a pele fica menos oleosa. Daí, se há acne, ela melhora bastante. Além disso, o cabelo fica mais bonito e cai menos.

Se pensa em tomar pílulas, não deixe de falar com o ginecologista. Conte com o HMAM!

Ligue (41) 3675-5500 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.

Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, Clinifemina, Bayer, Drauzio Varella

Sobre o autor

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo