Gravidez tardia: saiba mais

Quando podemos falar em gravidez tardia? Esse é um conceito que nem sempre foi igual. Na década de 1960, considerava-se tardia a gestação que acontecia depois dos 25 anos. Mais tarde, passou a ser depois dos 35. Hoje, só se chama de tardia a gravidez de mulheres com mais de 40 anos.

A atual definição se deve ao aumento da expectativa de vida pelo mundo. São vários os fatores que explicam esse aumento. Várias coisas que evoluíram ao longo do tempo: medicina, tecnologia, higiene, alimentação etc.

Dessa forma, tornou-se mais fácil percebermos algo importante sobre os óvulos. Quando a menina nasce, tem cerca de 1 milhão deles. A primeira menstruação acontece, em geral, entre 10 e 15 anos. Nela, boa parte do estoque de óvulos se perde, e sobram apenas 300 mil, em média. Já aos 40 anos, resta somente algo próximo de 8 mil. E é nessa época que se aproxima a menopausa, ou seja, o fim das menstruações.

Engravidar entre os 40 e a menopausa

Geralmente, a menopausa chega entre 45 e 55 anos. E como saber se ela chegou? Basta ver se a mulher está há um ano sem menstruar e tem algum sintoma da queda dos hormônios da reprodução. Entre esses sintomas, estão ondas de calor, mudanças de humor e problemas do sono.

Mulheres que passaram dos 40 anos, mas não chegaram à menopausa, ainda podem engravidar. Mas a chance é baixa. Somente a metade das mulheres que tentam ter filhos nessa fase acaba conseguindo. Mesmo por meios artificiais.

E durante a menopausa, é possível ter filhos?

Em teoria, não se pode mais engravidar depois da menopausa, pois os óvulos estão todos esgotados. Quando isso acontece, trata-se de uma exceção raríssima.

A gravidez pós-menopausa tem mais chance de ocorrer em casos de menopausa precoce, antes dos 40 anos. Nessa fase, o ovário pode retomar a produção de óvulos de forma temporária. Apenas cerca de 2% das pacientes nessa condição conseguem engravidar.

Afinal, por que engravidar mais tarde?

Atualmente, os casais têm se preocupado com várias tarefas simultaneamente: estudos, trabalhos, viagens etc. Aí, ter filhos acaba ficando em segundo plano.

Segundo pesquisa do IBGE, de 2011 a 2021, o número de mulheres que engravidam dos 35 aos 39 anos aumentou 63%. Já a taxa de gestantes com até 19 anos diminuiu 23%.

Caso tenha esse plano, tire as dúvidas com seu obstetra ou ginecologista. Conte com o HMAM!

Marque sua consulta conosco. Ligue (41) 3675-5500, ou entre em hospitalmaracana.com.br e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.

Fontes de referência: Drauzio Varella (1) (2), VivaBem, Unimed BH, Unimed Londrina, O Povo

Sobre o autor

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo