Como já contamos por aqui, a endometriose é uma doença causada por partes do tecido dentro do útero que grudam em outras partes do corpo. Mas será que uma mulher pode ter endometriose na menopausa?
Sintomas de endometriose
Em primeiro lugar, vamos lembrar o que vem com a endometriose. Entre os sintomas clássicos, estão:
- cólicas menstruais, que muitas vezes podem gerar incapacidade;
- sangramento intestinal e urinário durante a menstruação, acompanhados de dores;
- dor durante a relação sexual;
- dificuldade para engravidar.
A relação entre endometriose e menopausa
O tecido que se solta do útero e causa endometriose responde aos hormônios femininos. Quando se entra na menopausa, é natural que caia a produção desses hormônios. Ora, então aí a doença some, não é?
É quase isso. O que desaparece é a forma ativa da doença. Dores e outros sintomas podem diminuir e até sumir. Mas as lesões, incuráveis, ainda estão lá.
E será que é possível a endometriose aparecer já na menopausa? Bom, pode-se descobri-la nessa fase, mas isso acontece quando a doença já estava lá antes e não foi descoberta.
É preciso tratar?
Pouco antes da menopausa, ainda no início da queda dos hormônios, a dor da endometriose ainda pode estar presente. Nesse caso, indica-se o tratamento hormonal, que pode ser feito com remédios ou o DIU.
Além disso, vale ficar atento à reposição hormonal na menopausa. Ela pode reativar os sintomas da endometriose. Se isso acontecer, uma dica é fazer exame de imagem, para ver se há um foco da doença que evoluiu. Não é necessário interromper a terapia, mas é bom ter um acompanhamento médico mais atento.
Se tiver alguma dúvida a respeito, fale com seu ginecologista. Conte com o HMAM!
Marque sua consulta. Ligue (41) 3675-5500, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.
Fontes de referência: VivaBem, Alira Clínica