Ao deixarmos a maternidade com nossos bebês, temos consciência de que nossa rotina sofrerá mudanças, porém é difícil prever o impacto significativo que o sono do bebê terá nessas alterações.
Cada etapa da infância demanda uma quantidade específica de horas de sono para a criança. Os recém-nascidos costumam dormir de 14 a 17 horas por dia, acordando a cada três ou quatro horas. Esse padrão de sono é considerado normal até completarem três meses de vida.
Quando o bebê atinge o quarto mês de vida, ocorrem pequenas alterações na rotina do sono. Apesar de ainda passar a maioria do dia dormindo, que varia de 12 a 15 horas diárias, começa a haver uma divisão do sono.
Pela manhã, é comum o bebê tirar um cochilo de cerca de 1 hora. Após o almoço, costuma dormir de 1 a 2 horas, e à tarde, mais 1 a 2 horas de sono. À noite, o padrão de sono começa a se estabilizar gradualmente. Neste ponto, o bebê dorme geralmente de 5 a 6 horas seguidas, acordando duas a três vezes durante a noite.
A rotina de sono do bebê é fundamental devido à sua imaturidade neurológica e social. Ao estabelecermos esse costume, estamos transmitindo segurança e promovendo a autonomia da criança para dormir sozinha, além de ressaltar a relevância de manter um ciclo de sono saudável.
O sono infantil é apenas uma das diversas mudanças na rotina familiar. Ficar atento a qualquer alteração relacionada ao sono é crucial. Em caso de questionamentos, a equipe da Maternidade Alto Maracanã está disponível para dar suporte e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.