O sangramento uterino anormal (SUA) é uma das queixas mais comuns de mulheres em consultas médicas. É o que conta o ginecologista e obstetra Dr. Sheldon Botogoski, em mais um episódio do Fala, Doutor.
Como explica o médico, o sangramento normal é o da menstruação, que indica o fim do ciclo reprodutivo de um mês. Se a mulher sangra em qualquer outro caso, ou se a menstruação é maior que o normal, ocorre o sangramento uterino anormal. Essa perda excessiva de sangue produz fraqueza, afetando tanto a vida sexual da paciente quanto a profissional. Atinge principalmente mulheres em idade reprodutiva (15 a 44 anos).
Sinais e sintomas
No padrão típico, alguns sinais e sintomas do SUA são:
- menstruações regulares, mas abundantes ou prolongadas;
- sangramento entre menstruações;
- sangramento irregular, geralmente por problemas na formação dos óvulos;
- ausência de menstruação.
Causas
São muitas as causas possíveis do sangramento uterino anormal e todas elas podem ter um diagnóstico. Algumas delas estão ligadas à gravidez. Outras são doenças na estrutura do útero.
Uma dessas doenças são os pólipos uterinos. É um crescimento excessivo das células da parede do útero. Formam-se pequenas bolinhas que crescem para dentro do útero, causando o sangramento.
Merece destaque também a adenomiose, um tipo de endometriose. É outra doença que atinge a parede do útero, fazendo o músculo crescer demais no local. Coisa parecida acontece com os miomas uterinos, tumores formados por tecido muscular.
Há ainda o câncer de colo do útero. Também chamado câncer cervical, é quando células da parte de baixo do útero crescem de forma desordenada.
Como descobrir o Sangramento Uterino Anormal
Para o diagnóstico, como explica o Dr. Sheldon, o médico deve conhecer bem o histórico clínico da paciente. Depois, faz o exame físico, que inclui o teste ginecológico, com toques na barriga e nos órgãos genitais. O profissional ainda pode encomendar exames complementares, para verificar se a mulher tem anemia ou descartar uma possível gravidez.
O tratamento
Nosso médico conta que o tratamento começa com remédios, como os hormonais e anti-inflamatórios. Em casos mais graves, diz ele, pode ser preciso uma cirurgia de pequeno porte.
Procure o médico!
Sente que algo não está normal no seu padrão menstrual? Ou está sangrando sem estar menstruando? Não tenha dúvida: procure o médico. Não deixe de buscá-lo também para fazer seus exames de rotina e manter sua saúde em dia.
Conte com o HMAM! Ligue (41) 3675-5500/(41) 3675-5518 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Rua São Pedro, 892, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Colombo-PR.
Fontes de referência: Biblioteca Virtual em Saúde (1) (2), Sanar, Tua Saúde, Beneficência Portuguesa de São Paulo, VivaBem