Qual o papel do pai na amamentação?

Sabe-se que dar o leite é ato essencial na formação de um bebê. Esse ato às vezes traz um desgaste físico na mãe, por isso sempre é bom que ela tenha algum apoio. Seu parceiro tem o papel de ser a fonte principal desse apoio.

Alguns conselhos

Vamos ver algumas dicas para que o homem se saia bem nessa missão. Elas serão valiosas sobretudo nas primeiras semanas depois do nascimento, que é quando a criança dará mais trabalho.

Tudo começa já durante a gravidez. Seja ativo em todos os momentos dessa fase, do pré-natal ao pós-parto.

Divida tarefas. Carregue o bebê, dê banho, troque a fralda, coloque-o para dormir. Faça-o arrotar após mamar, para evitar cólicas. Cantar uma canção e contar uma história são boas dicas. Tudo isso ajudará a construir laços afetivos com seu filho, além de dar mais tempo à mulher para dormir ou se divertir.

Enquanto sua companheira estiver amamentando, dê-lhe um copo d’água. Ela deverá estar hidratada naquela hora.

Além do bebê, é bom cuidar também da casa. Ajude a limpar a casa, lavar a roupa e a louça, entre outros serviços. Isso poupará o tempo da mulher e sobrará mais para ela dar leite à criança e se cuidar no pós-parto.

Faça caminhadas com seu filho, carregando-o no colo ou num carrinho de bebê. Mexer-se e tomar ar fresco ajudam o bebê a ficar mais tranquilo.

Evite fazer sua parceira se sentir mal. Não diga coisas ruins sobre o corpo dela, nem sobre situações que tragam maus sentimentos. O melhor a se fazer é mostrar que está sempre ao lado dela e reconhecer o esforço de amamentar.

Saiba administrar as visitas. É ótimo recebê-las para celebrar esse momento especial, mas não as deixe afetar a rotina e o descanso da mãe e do bebê.

Não use fórmulas infantis para substituir o leite materno. Elas não trazem os mesmos benefícios, nem protegem seu filho de doenças.

Fique atento aos comentários indiscretos e às dicas de parentes e amigos. Eles devem ser seus aliados.

Por fim, que tal buscar informações por aí? Faça cursos, assista a vídeos e palestras. Procure conhecer melhor as vantagens de amamentar e do leite materno.

Faça esses dias ainda mais especiais. Não é difícil!

Fonte de referência: Instituto Nascer

Sobre o autor

Você também pode gostar destes

Skip to content