O que é parto humanizado?

Quantas vezes você ouviu falar em parto humanizado? E sabe o que é isso?

É quando a mulher que vai dar à luz tem controle total sobre como deseja fazê-lo. A futura mãe é quem escolhe onde e em qual posição vai ficar, se vai ter mais ou menos luz ou som, se os familiares estarão presentes ou não, entre outros detalhes. Dessa forma, ela pode ter o bebê na maternidade, em casa, na piscina ou onde preferir. Pode também escolher se ficará deitada, sentada ou mesmo de pé. Tudo isso deve estar descrito no plano de parto, um comunicado à maternidade ou hospital.

Alguns benefícios

  • Diminui estresse e ansiedade – a mulher não precisa se sentir pressionada para dar à luz. Enquanto espera para isso, pode andar, fazer ginástica, entrar na piscina, ouvir música, entre outras atividades.
  • Acalma o bebê – ele não precisa encarar uma sala fria e escura, sons altos, nem se afastar da mãe logo depois que nasce. Assim, acaba chorando menos.
  • Ajuda na construção de uma boa relação – ao escolher o contato pele a pele, a mãe está ajudando a construir uma relação amorosa com a criança. Isso deixa mais fácil amamentá-la.
  • Reduz risco de depressão pós-parto – sabendo que o trabalho de parto aconteceu da forma desejada, são menores as chances de a mulher se sentir insegura ao cuidar do bebê, bem como de ter a impressão de que perdeu a liberdade.
  • Menos risco de doenças – o contato pele a pele torna fácil que o bebê comece a mamar logo que nasce. O primeiro leite materno ajuda na construção da defesa do corpo da criança.

No HMAM, você pode fazer seu trabalho de parto da forma que achar mais tranquila!

Fontes de referência: Tua Saúde (1) (2), VivaBem

Sobre o autor

Você também pode gostar destes

Skip to content