O que é ácido fólico e por que a gestante precisa dele?

Você certamente já ouviu falar nas vitaminas do complexo B: B1, B₂, B₃, etc. Desse grupo faz parte o ácido fólico, também chamado vitamina B₉. Seu papel principal em nosso corpo é na formação das células do crescimento e desenvolvimento. Ele também é beneficial ao cérebro, vasos sanguíneos e imunidade. Algumas de suas fontes são o espinafre e o feijão, mas ele pode ser encontrado na forma de suplementos.

Ácido fólico para grávidas

O consumo do ácido na gravidez evita prejuízos no sistema nervoso do bebê, diminuindo o risco de doenças nele (doenças do coração e outras) e na mãe (ex.: anemia). Ajuda também na formação do DNA.

A dose diária recomendada é geralmente de 600 microgramas por dia, mas muitos comprimidos são de 1, 2 ou 5 miligramas, o que torna comum a recomendação médica de 1 miligrama (1 mil microgramas). As doses maiores servem para casos especiais, como mulheres obesas ou que tiveram filhos com deficiência no sistema nervoso.

O que se aconselha é iniciar o tratamento com ácido fólico ao menos um mês antes do início da gestação. Mas como saber quando será? Para ter uma ideia, é possível calcular quando é o período fértil. Ele acontece por volta da metade do ciclo menstrual. Quando esse ciclo tem duração normal, de 28 dias, o período de fertilidade é cerca de 14 dias depois do início da menstruação. Porém, em alguns casos, o ciclo não é regular, podendo passar de 30 dias. Se for assim, a dica é prestar atenção a sinais do corpo, como aumento do apetite.

Se está pensando em formar uma família, não espere até a última hora. Planeje o quanto antes. Vá procurar o obstetra e siga o que for recomendado.

Fontes de referência: Tua Saúde (1) (2), Unifert

Sobre o autor

Comunicação Santa Casa de Curitiba

Com o objetivo de divulgar e levar mais transparência a pacientes, colaboradores, médicos, operadoras de planos de saúde, órgãos públicos e público em geral, a ISCMC conta com uma equipe de Comunicação e Marketing, que é responsável em zelar pela imagem da instituição, que há mais de 140 anos é respeitada e reconhecida em toda a sociedade.

Você também pode gostar destes

Skip to content