Ingurgitamento Mamário: O Que É?

🤱🏻O ingurgitamento mamário, ou leite empedrado, apesar de parecer assustador, é muito comum durante o período de amamentação do bebê. A enfermeira Sandra Lima, aqui do Hospital e Maternidade Alto Maracanã, explica que o ingurgitamento é o acúmulo exagerado do leite nas mamas. Isto pode acontecer em qualquer fase do aleitamento materno, com mais frequência nos primeiros dias após o nascimento do bebê, conhecido como apojadura (preparação da mama para a produção do leite).

👩🏽‍🍼 Algumas situações durante o aleitamento podem ocasionar o ingurgitamento mamário. “Pode ser uma técnica ineficaz do aleitamento, pode ser o uso de suplementos desnecessários para o bebê – fazendo com que a criança não consiga fazer uma sucção eficaz no peito e, com isso, o peito fornece muito mais leite, e também o uso de bicos artificiais, como chupeta e mamadeira”, complementa a enfermeira.

ℹ️ Para evitar o problema, a mamãe precisa, ao receber as orientações corretas, realizar algumas técnicas, como a realização da ordenha manual (retirada de leite com a própria mão); colocar o bebê de forma correta ao abocanhar o seio na hora de mamar; ensinar o bebê a esvaziar uma mama de cada vez; alimentar o bebê em livre demanda, quando ele quiser, mas ensinando ele a ter uma frequência; e evitar o uso de suplementos desnecessários.

🏥 Mas como saber quando procurar ajuda de um profissional da área? Segundo a enfermeira Sandra, o HMAM, que é um Hospital Amigo da Criança, possui um ambulatório de amamentação que funciona 24h. Assim que a mamãe tiver os primeiros sintomas (quando não consegue esgotar as mamas sozinha, possui presença de áreas vermelhas e brilhantes nos seios, possui desconforto ou dor nas mamas ou mamilos e, principalmente febre), ela pode procurar ajuda de um dos nossos profissionais para receber o atendimento necessário, evitando assim uma possível mastite (infecção no tecido mamário). Possui alguma dúvida, entre em contato conosco!

Sobre o autor

Comunicação Santa Casa de Curitiba

Com o objetivo de divulgar e levar mais transparência a pacientes, colaboradores, médicos, operadoras de planos de saúde, órgãos públicos e público em geral, a ISCMC conta com uma equipe de Comunicação e Marketing, que é responsável em zelar pela imagem da instituição, que há mais de 140 anos é respeitada e reconhecida em toda a sociedade.

Você também pode gostar destes