Hábitos Saudáveis na Gestação

O ideal para garantir uma gravidez tranquila é tentar mudar as rotinas pelo menos três meses antes da gestação.

Evitar o ‘stress’ e hidratar-se constantemente, são cuidados que devem ser observados imediatamente.


Na alimentação: tentar aderir a uma alimentação saudável e equilibrada. Evitar alimentos ricos em açúcar, sal, gordura ou muito processados. Isso também vai ajudar a perder peso, diminuindo as hipóteses de apresentar problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. Evite alimentos que podem conter bactérias, fungos e toxinas, como frutos-do-mar, peixes e ovos crus. Evite carne mal passada e consumir frutas e legumes mal lavados, risco de toxoplasmose.


Postura: evitar sapatos com saltos altos e solado reto como rasteirinhas ou sapatilhas, opte por saltos grossos de no máximo 04 centímetros, pela mudança do eixo da coluna vertebral. Saltos altos facilitam quedas e torções.


Banhos: Evite banhos muito quentes, pois, predispõe a desmaios e quedas de pressão.


Estética: Evitar tinturas, escovas progressivas e tratamentos estéticos no primeiro trimestre. Evitar. Produtos que contenham ureia e amônia.


Exercícios físicos: são benéficos, ajudam a controlar peso e o bem-estar, o melhor são as caminhadas diárias de 20 a 30 minutos, evite exercícios de contato e haja probabilidade de quedas, como, equitação e ciclismo. Não force no peso da musculação. Exercícios muito pesados podem induzir trabalho de parto prematuro. Se já pratica alguma atividade física, diminua a intensidade.


Cigarro e álcool :
Seu consumo tem relação direta com problemas durante a gestação. Fumar nos primeiros três meses aumenta em 70% a hipótese de aborto, além de riscos de parto prematuro e descolamento de placenta. O álcool atravessa rapidamente para o feto. Álcool pode provocar más formações fetais. Drogas ilícitas como crack, cocaína são grandes indutores de parto prematuro. Pode-se procurar apoio psicológico ou psiquiátrico.


Em relação às atividades domésticas, podem ser continuadas comedidamente, evitar contato com produtos de limpeza mais pesados, com concentração química e cheiro muito forte, como água sanitária e amônia, máscaras podem ser utilizados quando for inevitável. Varrer a casa com vassouras de cabo longo para não ficar curvada e quando for lavar louça ou cozinhar, usar um banco de uns 20 centímetros sob um dos pés, alternando-os constantemente.

Sobre o autor

Comunicação Santa Casa de Curitiba

Com o objetivo de divulgar e levar mais transparência a pacientes, colaboradores, médicos, operadoras de planos de saúde, órgãos públicos e público em geral, a ISCMC conta com uma equipe de Comunicação e Marketing, que é responsável em zelar pela imagem da instituição, que há mais de 140 anos é respeitada e reconhecida em toda a sociedade.

Você também pode gostar destes