O casal não consegue engravidar. O que pode ser?

Ter um ou mais filhos é uma realização para muitas pessoas. Porém, alguns casais tentam por mais de um ano e não conseguem. Qual pode ser o motivo?

Primeiro, vamos definir de forma clara o que é “dificuldade para engravidar“. É quando um casal está tentando isso por mais de um ano, com relações sexuais frequentes e sem métodos anticoncepcionais. Se isso acontecer, é hora de procurar um médico. Vamos ver então como ele pode ver o que há de errado com o casal.

Exames para homens

Há alguns exames que o homem pode fazer. O principal deles é o espermograma, que examina a qualidade do sêmen.

Por meio de exame de sangue, é possível fazer uma avaliação hormonal. O equilíbrio dos hormônios é importante para o bom funcionamento do sistema reprodutor.

Se o espermograma não achar nenhuma alteração, o teste de função espermática pode ajudar. Esse teste identifica as condições do sêmen dentro do corpo da mulher.

Exames para mulheres

A mulher também pode fazer alguns testes. Um deles é o ultrassom transvaginal. Com ele, o ginecologista examina os órgãos reprodutores, como útero, ovários e tubas uterinas. Verifica assim se existe algo fora do normal em algum desses órgãos que impede a reprodução.

Exames de sangue também ajudam. Além dos testes de rotina, como hemograma, glicemia e colesterol, a paciente pode fazer dois outros testes. Um deles é a dosagem hormonal. Dessa forma, ela confere se o ciclo dos hormônios está funcionando do jeito ideal para engravidar. Outra opção é o exame CA-125, para ver se há um câncer de ovário, tubas, mama ou na pele do útero.

Outra opção é a videolaparoscopia. É semelhante ao ultrassom, mas é mais invasiva. O cirurgião faz pequenos cortes na região da barriga e instala microcâmeras para examinar o sistema reprodutor. Em geral, só se faz esse exame se ele tiver também um fim terapêutico, como no tratamento da endometriose.

Se tiver alguma dificuldade para engravidar, conte com o HMAM para sua consulta!

Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, Unifert, Clínica CEU, Pró-Criar, Clínica CADI

Sobre o autor

Você também pode gostar destes

Skip to content